
BOLDO
31 de outubro de 2021Ora-pro-nóbis

O ora-pro-nóbis (do latim ora pro nobis: ‘ora por nós’), orabrobó, lobrobó ou lobrobô, é uma cactácea trepadeira folhosa. É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento. A planta é também empregada para a produção de mel.
Por serem ricas em ferro, as folhas do ora-pro-nóbis ajudam a curar anemias. Podem ser usadas frescas ou, secas e moídas, no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional empregado no combate à desnutrição. Ricas em mucilagem, contribuem para o bom funcionamento do intestino.
As folhas e flores são ingredientes de diferentes receitas de sopas, omeletes, tortas e refogados, sendo muito usadas na culinária das cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é muito conhecida. Na cidade de Sabará, onde ocorre anualmente o Festival do Ora-pro-nóbis, teria surgido a lenda de que o nome ‘”ora-pro-nóbis” teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal da casa do pároco local, que rezava uma ladainha. Em Tiradentes, outra cidade de Minas Gerais, também há restaurantes que servem o ora-pro-nóbis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nóbis.
E aqui no Quintal Gastrobar não podia ser diferente. Servimos uma costelinha de porco com bolinho de ora-pro-nóbis que é de comer rezando! O melhor desse prato é que a ora-pro-nóbis, é colhida aqui mesmo, direto da nossa horta.
Benefícios do Ora-pro-nóbis:
- Fonte de vitaminas, minerais e grande quantidade de proteínas
- Redução do colesterol e diabetes.
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Cicatrizante, no caso de úlceras
- Potencial antinociceptivo (redução na capacidade de perceber a dor, em situações de emergência)
- Emoliente, no caso de recuperação de pele em queimadura
Indicações de uso da Ora-pro-nobis:
- Suplementação nutricional (também no caso de dietas sem origem animal)
- Anemia
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Auxílio nos processos digestivos e intestinais (devido às fibras)
- Controle de diabetes
- Controle de colesterol
Ora-pro-nobis: efeitos colaterais e contraindicações
Essa planta é utilizada como alimento há muitos anos, tanto que não existem relatos científicos de toxicidade e nem há contraindicações conhecidas ou descritas. Qualquer um pode consumi-la e aproveitar de seus valores nutricionais, sendo vegetariano/vegano ou não!