Ora-pro-nóbis
7 de dezembro de 2021

BOLDO

O boldo é uma planta rica em propriedades medicinais, muito utilizada como recurso caseiro principalmente para estimular as funções do fígado, melhorar a digestão e aliviar sintomas de ressaca. Apesar de promover diversos benefícios, é necessário ter cautela em relação ao seu uso abusivo. Em grandes quantidades e o consumo constante pode causar efeitos colaterais, por isso, conte sempre com uma orientação profissional.

1. Estimular o funcionamento do fígado
A boldina, um antioxidante presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina e a barbatusina, presentes no boldo brasileiro, estimulam a produção da bile pelo fígado, ajudando no seu funcionamento.

Além disso, os antioxidantes da planta atuam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática, que é o excesso de gordura no fígado, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

2. Ajudar na perda de peso
Os flavonoides glicosilados, um dos componentes do boldo do Chile, são os responsáveis pela ação diurética desta planta, ajudando a diminuir o excesso de líquido corporal, sendo uma boa opção para os tratamentos de perda de peso.

3. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula
O boldo estimula a liberação de bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, pela vesícula biliar. Por isso, esta planta pode auxiliar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, o boldo ajuda a normalizar o funcionamento da vesícula biliar.

Nestes casos, o boldo deve ser usado apenas com supervisão de um profissional de saúde, já que dependendo da gravidade e do tipo do problema, o boldo também pode ser contraindicado.

4. Melhorar a digestão
O boldo do Chile e o boldo brasileiro ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases, principalmente quando tomado na forma de chá antes ou logo após as refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada pela vesícula no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.

5. Auxiliar no tratamento da gastrite
Os alcaloides presentes nos dois tipos de boldo ajudam a equilibrar os ácidos do estômago, podendo ser muito útil para auxiliar no tratamento da gastrite. Além disso, as propriedades adstringentes do boldo reduzem a acidez do estômago, auxiliando também no tratamento da azia.

6. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar
O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

7. Melhorar o funcionamento do intestino
A boldina, um alcaloide presente no boldo do Chile, age como relaxante regulando o funcionamento do intestino, o que pode ser útil para tratar a prisão de ventre. Além disso, o boldo reduz a produção de gases intestinais e auxilia no tratamento de vermes e infecções intestinais.

Veja o vídeo de como fazer um bom chá de boldo.